ESG4NPO - Integração estratégica da sustentabilidade em organizações sem fins lucrativos: desenvolvimento de uma ferramenta de gestão assistida por inteligência artificial
ESG4NPO - Integração estratégica da sustentabilidade em organizações sem fins lucrativos: desenvolvimento de uma ferramenta de gestão assistida por inteligência artificial
As organizações sem fins lucrativos (OSFL) são modelos de cooperação, desenvolvimento e participação da sociedade civil, elementos fundamentais no caminho para o Desenvolvimento Sustentável. No entanto, a contribuição das OSFL para um desenvolvimento mais integrador e objetivamente sustentável não vai muito para além do que está incorporado na sua missão e visão, havendo lacunas ao nível da definição e operacionalização de estratégias de gestão das dimensões Ambiental, Social e de Governança (ESG) associadas às suas atividades.
Os modelos existentes para a integração da sustentabilidade e gestão das dimensões ESG no setor corporativo não cobrem as especificidades das OSFL. Este setor encontra-se pouco apoiado ao nível de ferramentas de apoio à decisão que suportem e viabilizem a integração dos princípios da sustentabilidade nas suas atividades e estratégias operacionais. A definição e operacionalização de estratégias ESG requer recursos humanos com competências específicas e disponibilidade de tempo, que escasseiam nas OSFL. Por este motivo, as tecnologias de Inteligência Artificial (IA) poderão potenciar os processos de integração da sustentabilidade no sector das OSFL, nomeadamente ao nível da recolha e análise de dados, desenvolvimento de modelos preditivos para identificar riscos e oportunidades, otimização de recursos e melhoria da eficiência dos processos.
O projeto de investigação ESG4NPO pretende explorar a operacionalização da integração da sustentabilidade nas OSFL, de forma a promover a adoção de estratégias orientadas para as dimensões ESG que vão para além da missão destas organizações. Para isso, propomos: 1) adaptar modelos de integração da sustentabilidade organizacional às necessidades específicas do sector das OSFL, e 2) usar esses modelos para desenvolver um protótipo de uma ferramenta de gestão, assistida por IA, direcionada aos fatores ESG com relevância para as OSFL.
A equipa de investigação integra investigadores experientes no desenvolvimento e aplicação de modelos de integração estratégica da sustentabilidade, investigadores com extenso conhecimento do setor das OSFL, e investigadores com experiência e know-how no desenvolvimento de algoritmos de IA.
Os resultados esperados pretendem apoiar o setor das OSFL na dinamização de uma abordagem holística e sistémica das diferentes dimensões da gestão da sustentabilidade, potenciando a inovação na contribuição para os Objetivos do Desenvolvimento Sustentável e, consequentemente, contribuindo para a sustentabilidade destas organizações.